quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O ENSINO SUPERIOR CHEGOU PARA TODOS. ‘’ RICO E POBRE ’’

Texto Wallisson Elder
Estamos vivenciando um período pelo qual tudo o que se passa no mundo é postado e compartilhado nas redes sociais, vivenciamos também um período pelo qual o SISU e o PROUNI começam a divulgar os resultados, fazendo uma simples junção de uma coisa para com a outra, teremos uma verdadeira febre de pessoas relatando que passaram nos vestibulares.
Dentre desse aspecto, poderemos fazer algumas observações bastante interessantes, o primeiro ponto é em relação ao grande quantitativo de pessoa que possuem acesso as mídias sociais informatizadas, alguns se utilizando os mesmos para o crescimento educacional e intelectual/ outras nem tanto. O segundo ponto é relativo ao acesso ao ensino superior, o que antes era bastante restrito a um percentual pequeno da população brasileira (classe média rica), nos dias atuais é bastante democratizado, ou seja, ganhamos assim o pobre a vez que precisava para poder se destacar no meio acadêmico e em suas instituições sócias. Em outras palavras ocorreu um fenômeno de geração de oportunidades, basta querer estudar. Ainda nesta análise superficial, por trás dessa emblemática, poderemos observar que existe um aspecto bastante importante e que interessa a população de massa, que são os aspectos políticos, podemos se utilizar desse argumento, por termos a percepção dessa interiorização e democratização do ensino, ocorreram principalmente nos últimos dez anos, ou seja, durante os governos petistas, no governo esquerdista, aquele que a mídia e a população rica tanto temiam, talvez, que fizessem a previsão exatamente disto, da massa estudar e, assim adquirir um senso crítico aguçado, o que é ruim para qualquer governo. É de suma importância o incentivo, basta olharmos para Rubem Alves que nos diz "Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...
O ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido!", ou seja, precisa ser desenvolvido por meio de políticas públicas para educação.
Vale salientar que não sou um eleitor do PT, por acreditar que em toda democracia é importante que exista a rotatividade no poder, como também que Eduardo Campos e Marina seja a mudança e ao mesmo tempo a continuação do que vem sendo construído nos últimos anos, não vou aqui entrar nos aspectos ideológicos do poder, fiz apenas este texto para demonstrar a grande satisfação de ver os filhos dos pobres podendo estudar (colocando-me neste meio), por meio de incentivos federais, estaduais e até municipais, como é o caso de São Bento do Una.

Milhares de brasileiros tendo vez. Já se foi a época que as faixas estendidas eram apenas para aqueles que possuíam um valor aquisitivo alto, já se foi a época que para poder estudar tínhamos que nos deslocarmos para as grandes metrópoles, temos acesso no interior, o que é bastante plausível, pois assim como todo entusiasta, acredito que por meio da educação nosso Brasil ainda dará passos largos, seguindo o pensamento do grande Paulo Freire "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", as críticas ainda são grandes, mas o que foi desenvolvido nos últimos tempos, por meio das três esferas, nos faz acreditar que algo ainda está mudando e, com isso os frutos serão colhidos para que tenhamos uma sociedade mais justa, democratizada, sociabilizada e acima de tudo igualitária. Sou um pouco que utópico é verdade, mas seguindo o pensamento de Eduardo Galeano “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário