sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A Barragem de São Bento do Una Será Construída em 2014




Aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 08 de janeiro, a primeira etapa da licitação da Barragem de São Bento do Una. Foram apresentados e abertos os envelopes com as propostas técnicas. Dois consórcios interessados na obra compareceram: CBC/IBI do estado do Ceará e GPO/DAM da Bahia. Na fase seguinte, que deve ocorrer dentro de 15 dias, serão analisadas as propostas de preço. A licitação está sendo conduzida pelo Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Roberto Luiz Cavalcante. “Está tudo correndo bem. Acreditamos que, em tempo breve, estaremos encerrando essa licitação”, afirmou o Presidente.

A obra deve custar em torno de 54 milhões de Reais. Lembrando que não é apenas a barragem que será construída. Tem também uma adutora de 18 km.

Essa obra é uma das mais aguardadas de todos os tempos em São Bento do Una e garantirá a tão sonhada independência hídrica que todos os são-bentenses esperam.

O povo de São Bento do Una espera por essa barragem a muitos e muitos anos, desde Dr. Lívio Valença, a população aposta em políticos que resolvam o problema da seca em nossa cidade, durante sete mandatos de Deputado Estadual e um de prefeito Dr. Lívio Valença, tentou sem medir esforços e até pleiteou mais foi contido pela revolução de 1964 que o colocou como adversário do sistema militar que derrubara o Presidente Jango e o Governador Miguel Arraes, acabando assim com o sonho de Dr. Lívio e nosso também, Zé Mota, foi outro que também lutou pela barragem mais poucos recursos e ter sido fiel ao seu partido o MDB também o impediram de realizar este sonho ele com muita luta e ajuda de outros prefeitos de cidades vizinhas ainda conseguiu a construção da barragem do Bitury em Belo Jardim que Abastece nossa cidade até os dias de hoje, mas a barragem de São Bento os Militares não o deixaram realizar. Assim foi com os demais Dr. Décio, Antônio Porto, Zé Cadete, Oswaldo Maciel, Alfredo Cintra, Até chegar em Paulo Afonso que tentou e até consegui que fosse feito um projeto mas o tempo passou e o projeto não saiu do papel por falta de recurso ou interesse do Governador da época, veio os demais prefeitos que também tentaram: Lêucio Mota, Paulo Bodinho, Reginaldo, e Padre Aldo, todos tentaram de todas as maneiras construir essa tão sonhada barragem que acabasse com essa seca que de tempos em tempos arrasa com nossa população não só da cidade mas também da zona rural. Até que em 2013 O Governador Eduardo Campos, ouvindo aos clamores da população Sãobentense através da Prefeita Débora Almeida sinaliza a construção da tão sonhada barragem e para que os incrédulos também acreditem o Governador veio em praça publica e anunciou a construção do sonho chamado barragem. Para nossa felicidade no ultimo dia 08 de janeiro foi lançado o edital para que as empresas especializadas na construção se escrevessem e nos próximos dias agente acompanhe a tão esperada realização deste sonho que sera a maior obra de nossa cidade desde sua existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário