terça-feira, 18 de junho de 2013

LÊUCIO OLIVEIRA MOTA PREFEITO DE SÃO BENTO DO UNA

Governou de 01 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992. Nascido em São Bento do Una a 15 de dezembro de 1940, filho de João Mota Sobrinho e Irene Oliveira Mota.
                 Sua gestão foi marcada por diversas obras realizadas, em vários setores. Construção da Praça Juventino Gomes de Oliveira e iniciou a reforma da Cônego João Rodrigues. Recuperou totalmente o Açougue Público; fez grande ampliação no Matadouro; recuperou também o Curral do gado.
                  Fez várias passagens molhadas e construiu a ponte - barragem do Poço Doce. Construiu 01 escola e recuperou 20, na zona rural. Instalou uma central telefônica na Prefeitura. Realizou várias obras nos colégios, Ester Siqueira e Cônego João Rodrigues, no sentido de melhor atender o aluno. Colocou lâmpadas a vapor de sódio na iluminação da cidade, inclusive com postes de aço. Adquiriu 02 antenas parabólicas e consertou uma para três canais de TV.
                  Colocou água canalizada para os povoados da Pimenta e Jurubeba, além de grande parte da zona rural. Instalou serviços de telefone para a Jurubeba, Gama, Açude Novo e Armazém.
                   Construiu açougue e matadouro na Vila do Espírito Santo; instalou casa - de - farinha elétrica também no Espirito Santo. Adquiriu e pôs em funcionamento serraria comunitária e olaria elétrica. Adquiriu um caminhão basculante compacto de lixo; pá mecânica; carro para o Prefeito; duas ambulâncias, e recuperou a máquina Patrol. Construiu e organizou a Creche D. Irene Oliveira Mota e o Centro de Convenio de Idosos (CCI), Ministro Marcus Vinícios Vilaça. Recuperou o dessalinizador do Gama. Construiu e colocou para funcionar o Posto de Saúde Dr. Luciano Lemos Valença, na Rua Nova.
                    Iniciou também o calçamento e saneamento da Rua Nova, calçou todo Loteamento Almas Bendita, Rua da Alegria, ruas e becos transversais e parte do Espirito Santo. Distribuiu sementes com aração de terras na zona rural.
                     Comprou careiras e birôs escolares, recuperando também os estragados. Proporcionou capacitação de professores e distribuiu material escolar.
                      Adquiriu computadores para a Prefeitura, sendo o 1º da região. Fez grande melhoramento no estádio de futebol, distribuindo material esportivo para times de futebol, proporcionou subvenção para a Liga Esportiva e times de voleibol, que ao final conseguiram três títulos no Campeonato do Estado. Fez doação de enxovais às gestantes e bebês, comprou e doou terrenos no Iraque, além de 200 portas e 200 janelas a pessoa carentes. Manteve carros apropriados para transportar doentes e ainda ofereceu remédios gratuitamente. Colocou médicos e dentistas a serviço da população na Unidade Mista. Construiu o Palácio Oswaldo Maciel ( sede da Prefeitura Municipal) para marcar o seu governo.
                      Nessa época governaram Pernambuco: Miguel Arraes de Alencar, Carlos Wilson Campos e Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti.
                      Na presidência estiveram José Sarney e Fernando Collor, um grande escândalo derrubou Collor e Itamar Franco assumiu.
                     POR ISSO, LÊUCIO MOTA TAMBÉM É UM CONSTRUTOR DE SÃO BENTO DO UNA. SE VOCÊ CONHECE ALGUMA OBRA AQUI NÃO CITADA, ENTRE EM CONTATO CONOSCO E NOS AJUDE A ESCREVER A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE.
Fonte: Lêucio e Motinha.

Um comentário: