segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O FANTÁSTICO E A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA




O programa Fantástico de hoje foi quase todo voltado para a tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Alguns pontos importantes mostrados nas reportagens:

1) O número de mortos na cidade gaúcha chegou a 248 hoje à noite. Somente um incêndio criminoso ocorrido no Rio de Janeiro, em 1961, teve mais vítimas. A tragédia brasileira também está entre as maiores do mundo.

2) A fatalidade ocorrida no Brasil foi noticiada com destaque em todos os lugares, inclusive nos países árabes, na Rússia e na China.

3)    Ficou claro nas reportagens da TV Globo e da imprensa internacional que os seguranças da boate Kiss, no início da correria, impediram as pessoas de saírem, temendo calotes nas contas. Como tudo aconteceu em minutos, essa medida contribuiu para que o número de mortos tenha sido maior.

4)   A boate abusou das normas de segurança: no espaço em que cabem mil pessoas tinha quase o dobro; o estabelecimento só oferecia uma saída, o material usado na acústica era altamente inflamável e tanto os donos da Kiss como muitos do público sabiam do show pirotécnico realizado pela banda.

5)   O incêndio, portanto, foi causado pela banda. Um dos integrantes do grupo musical também morreu.

6) A licença de funcionamento da boate tinha vencido em dezembro passado, fato destacado até na imprensa internacional.

7)   A grande maioria das pessoas morreu por asfixia, intoxicada pela fumaça e gases liberados pelo material que pegou fogo. O pouco espaço com muita gente contribuiu enormemente com a morte rápida dos jovens.

8) A tragédia comoveu o país e o mundo. Na TV choravam os sobreviventes do incêndio, diante das câmeras e quem assistia as reportagens em casa, estivessem no Rio Grande do Sul ou em Pernambuco.

9)  Nos blogs, no facebook e em outras redes sociais da internet o assunto dominante foi o incêndio em Santa Maria. Uma corrente de solidariedade se estabeleceu e muitos recorreram à fé, pedindo a Deus pelos mortos e pelas famílias que sofrem neste domingo negro.

10) Fatalidades como a que ocorreu no Rio Grande do Sul acontecem em qualquer lugar. O Fantástico registrou casos no próprio Brasil, na Argentina, nos Estados Unidos, na China e em outros países. Os governos e as pessoas aprendem com a tragédia. Depois do incêndio, das mortes, são tomadas medidas de segurança mais severas e novos casos são evitados. Infelizmente, aqui se confirma outra vez o provérbio popular: “A gente só fecha a porta depois que é roubado”. (As fotos com dois momentos da tragédia foram publicadas no Google).

Nenhum comentário:

Postar um comentário