domingo, 6 de janeiro de 2013

Governador de Pernambuco dá posse a 527 Novos Diretores Escolares da Rede Estadual





Os novos Diretores Escolares da Rede Estadual de Pernambuco selecionados por meio de consulta à comunidade tomaram posse na manhã de hoje (04) no Centro de Convenções, em Olinda-PE.

Recepcionados pela banda marcial da Escola Confederação do Equador do município de Paudalho, Zona da Mata do Estado, os 527 novos diretores – sendo 18 deles do Agreste Meridional - participaram de uma cerimônia de posse que contou com a presença do Governador do Estado Eduardo Campos, Secretário de Educação Ricardo Dantas, demais Secretários de Estado e gestores das 17 Gerências Regionais de Educação de todo o Estado. 




A solenidade teve início com a leitura do Termo de Posse para a função e assinatura simbólica do documento realizada por cinco novos gestores representando todas as regiões de desenvolvimento de Pernambuco. Dentre eles, o Prof.º Ademir Rafael da Silva, novo gestor da Escola Estadual Jornalista Manuel Amaral, município de Lajedo (GRE Agreste Meridional), que além de representar a Regional foi porta-voz de todos os 527 gestores empossados num discurso que abriu as falas da cerimônia. Na oportunidade, ele destacou a validade do processo seletivo e demonstrou otimismo sobre a nova função que começa hoje. 




O Secretário de Educação Ricardo Dantas fez um pronunciamento frisando a importância deste momento para modernização da gestão escolar. Lembrou da necessidade de integração entre os gestores ingressantes para formação de uma equipe coesa como estratégia para melhoria da qualidade da educação no Estado, e colocou a importância da qualificação e certificação desses profissionais como fatores para esta melhoria. 

O discurso mais aplaudido ficou por conta do Governador Eduardo Campos, que trouxe a História Moderna do Brasil para reforçar a importância da experiência democrática no crescimento do país, e justificar assim a sua política de democratização da gestão escolar. Ele aproveitou a oportunidade para classificar a função de Gestor Escolar como principal motivador da qualidade e dos resultados dentro da Escola, e deu ênfase na necessidade de desenvolver as habilidades de liderança participativa e monitoramento frequente. “Precisamos medir a qualidade da educação como um médico monitora a frequência cardíaca do seu paciente [...] A verdade às vezes incomoda, mas ajuda a transformar”, frisou o Governador sob aplausos da plateia que lotou o Teatro Guararapes no Centro de Convenções. 

Todos os novos diretores da Rede Estadual foram submetidos a um processo seletivo que contemplou a qualificação, através de um curso de aperfeiçoamento em Gestão Escolar fornecido pela própria Secretaria de Educação. Além disso, realizaram uma prova escrita e foram certificados os que atingiram média acima de sete nesta avaliação. Após estas etapas, os gestores que tomaram posse hoje passaram por um processo consultivo à comunidade, onde pais, estudantes, professores e funcionários de cada escola indicaram por voto os seus escolhidos para assumir a função. Os gestores das Escolas de Referência em Ensino Médio e das Escolas Técnicas também passarão por um processo seletivo, conforme 
Portaria Nº 040 publicada no Diário Oficial de hoje, 04/01/2013.


Teatro Guararapes lotado durante o discurso do Governador Eduardo Campos


Gestor Regional Prof.º Paulo Lins ao lado dos novos Diretores Escolares do Agreste Meridional eleitos em consulta à comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário