sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Alvorada, a tradição que acorda São Bento do Una

Foto reprodução
Tradicionalmente no dia 06 de janeiro em São Bento do Una, Agreste de Pernambuco, acontece a Alvora, evento que marca o fim do baile do dia 5 todos os anos, durante a Festa do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos. A centenária Banda Santa Cecilia é uma das marcas do passeio musical pela cidade.

Tradicionalmente e é lei, São Bento do Una dedica o dia 5 de janeiros aos seus filho ausentes que moram em outros lugares do Brasil e do mundo, além de missa na Matriz do Bom Jesus, os filhos ausentes são recepcionado em baile tradicional no União Sport Clube.

Desde então o baile vara madrugada, mas pra quem pensa que para por ai está muito enganado, quem fica até o momento acompanha a banda Santa Cicília pelas principais ruas da cidade. Antes a tradição era maior, onde a banda saia acordando as famílias pela cidade, mas o volume de famílias visitadas diminui e a participação também, mas tradição continua.
A alvorada é mesmo um bloco de rua fora de época, à banda puxa inesquecíveis retretas, enquanto foliões ressacados arriscam passos de frevo. Segundo os foliões a alvorada só termina depois que chega à padaria Sertaneja e prova do pão da centenária padaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário