segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Eleito presidente do Palmeiras, Nobre afirma: 'Não sou salvador da pátria'


Depois de bater na trave em 2011, dessa vez Paulo Nobre pode comemorar. Em eleição realizada na noite desta segunda-feira, o empresário de 44 anos derrotou o economista Décio Perin, por 153 votos a 106, e será o presidente do Palmeiras até outubro de 2014. O pleito realizado na Academia de Futebol é histórico: foi o último sem a participação dos sócios do clube. O próximo será direto.
Paulo Nobre presidente do Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)Paulo Nobre assume o comando do Verdão até outubro de 2014 (Foto: Marcos Ribolli)
- É uma honra estar sentado nessa cadeira. Com certeza, é a maior responsabilidade da minha vida. É com muita seriedade que tentaremos fazer o Palmeiras voltar a ser Palmeiras - afirmou Nobre, logo após a divulgação do resultado da eleição.
O novo presidente terá o apoio total da vice-presidência já que seus os seus quatro candidatos levaram a melhor sobre os adversários da chapa de Décio Perin. Maurício Precivalle Galiotte, Genaro Marino Neto, Antonino Jesse Ribeiro e Victor Fruges cumprirão mandato até outubro de 2014, ano do centenário alviverde.
Além disso, nove dos quinze candidatos eleitos ao Conselho de Orientação e Fiscalização do Clube (COF) são do grupo comandado por Paulo Nobre e com amplo apoio de Mustafá Contursi, ex-presidente do clube e figura com bastante poder nos bastidores.
Apesar do amplo apoio, Nobre prevê dificuldades. Ele lembra que o clube vive uma situação financeira complicada. De qualquer forma, promete formar um time forte, afirmando que o palmeirense não pode mais temer rebaixamentos, mas, sim, ter esperança de títulos.
Paulo Nobre presidente do Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)Paulo Nobre faz sinal de positivo: 'É uma honra'
(Foto: Marcos Ribolli)
- Com certeza absoluta vai ser um biênio de recessão. O Palmeiras atravessa problemas financeiros. Precisamos cortar custos, mas avaliar bem o que tem ser cortado. Não podemos esquecer que o nosso carro-chefe é o futebol, que não será relegado a segundo plano. O maior patrimônio do Palmeiras é a torcida e vamos montar um time competitivo - garantiu.
O novo presidente manteve a promessa de campanha e garantiu que vai profissionalizar setores-chave do clube, a começar pelo futebol. Ele deverá convidar José Carlos Brunoro para assumir a gerência de futebol do clube. Brunoro desempenhou esse cargo nos anos 90, quando o clube, em parceria com empresa italiana de laticínios, viveu período vitorioso.
- Brunoro é um amigo, profissional gabaritado, com ampla experiência no mercado e que teve uma atuação muito importante no clube nos anos 90. Inclusive, eu mostrei a ele o meu plano de governo - afirmou.
Sobre reforços e montagem de elenco, Nobre afirmou que vai ter conversas com Gilson Kleina (ele garantiu que o treinador será mantido no cargo) para discutir nomes e já espera ser cobrado. 
- Acredito que a partir de amanhã (esta terça-feira) já sofrerei cobranças. Mas é normal. Estou preparado.
Eleição tranquila
eleição para presidente do Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Eleição foi tranquila, sem incidentes registrados
(Foto: Marcos Ribolli)
A reunião teve início por volta das 20h, quando os 264 conselheiros presentes discutiram o balanço financeiro do clube em 2012, que já havia sido reprovado pelo Conselho de Orientação e Fiscalização, órgão que controla as finanças do clube. Os conselheiros resolveram discutir o tema em nova reunião que será marcada para o próximo mês. Na sequência todos votaram para eleger o presidente, os quatro vices e os 15 novos membros do COF.
Diferentemente do ocorrido em 2011, a eleição transcorreu em clima de total tranquilidade dentro das dependências da Academia de Futebol. Para evitar protestos, a segurança foi reforçada e as manifestações ocorreram apenas do lado de fora, na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Durante aproximadamente duas horas, torcedores das principais organizadas do clube protestaram contra o ex-presidente Arnaldo Tirone e pediram respeito, seriedade e profissionalismo ao novo comandante. Para evitar confusão, Tirone chegou com bastante antecedência ao clube.
Quem é o presidente

Paulo Nobre é o 38º presidente da história da Sociedade Esportiva Palmeiras. Associado desde 1983, teve seu primeiro mandato no Conselho Deliberativo em 1997, foi diretor-Social do clube entre os anos de 1999 e 2002 e vice-presidente do Verdão na gestão de Affonso Della Monica, nos anos de 2007 e 2008.
Eleitos para o COF

Foram eleitos para o Conselho de Orientação e Fiscalização os seguintes conselheiros: Savério Orlandi, Francisco Gervásio Primo, Alberto Strufaldi Neto, Carlos Affonso Della Monica, Renato Casanova, Sérgio Moysés, Manoel Dantas Pinheiro Filho, Norberto Maurício Liotti, Antonio Sérgio Orciuolo, Mário Kaminski, Ademir Geová da Silva, Luiz Carlos Granieri, Sérgio Roberto Granieri, Luiz Bertanha Filho e Caetano Fortino Neto.

Além deles, há ainda os membros natos do COF, que são os ex-presidentes do clube: Affonso Della Monica, Arnaldo Tirone, Carlos Bernardo Facchina Nunes, Luiz Gonzaga Belluzzo e Mustafá Contursi.
Números da eleição
Presidente

Paulo Nobre: 153 votos
Décio Perin: 106
Primeiro vice-presidente
Mauricio Precivalle - 121
Salvador Hugo Palaia - 75
Rita Consentino - 62
Segundo vice

Genaro Marino - 149
Celso Bellini - 102
Terceiro vice
Antonino Jesse Ribeiro - 113
Joao Gavioli - 100
Dalvio Barrichello - 33
Quarto vice

Victor Fruges - 141
Rubens Reis - 105

*Por Marcelo Prado, Felipe Zito, Gustavo Serbonchini e Sérgio Gandolphi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário