quarta-feira, 9 de maio de 2012

Agricultores de São Bento do Una realizam mobilização contra a seca


Caso persista a seca, a Corrida da Galinha deste ano poderá ser cancelada

Por Naldinho Oliveira

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Bento do Una (PE) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) realizaram, nesta Segunda, dia sete, uma mobilização em defesa de ações de combate aos efeitos da seca. Os agricultores se reuniram em frente ao Sindicato e seguiram em passeata até à prefeitura municipal onde foi entregue um documento com reivindicações.
São Bento do Una está entre os centenas de municípios que estão sofrendo com a estiagem no Nordeste. A passeata foi a forma que os agricultores encontraram para chamar a atenção do governo municipal, estadual e da Compesa para minimização do sofrimento que tem passado inúmeras famílias e animais. 
A atual seca já é considerada por especialistas como a maior dos últimos 30 anos. A prova está em imagens feitas através de satélite, onde é possível perceber que 80% do semiárido da região sofre com o clima. Como era previsto, a situação se agravou por não ter chovido durante os quatro primeiros meses do ano e para piorar não há previsão de chuvas nos próximos três meses.

No último sábado (05) o governador Eduardo Campos publicou, no Diário Oficial do Estado, um decreto de emergência nos 56 municípios do Sertão.
A seca se agrava primeiro na zona rural, já que utilizam água armazenadas em cisternas, barreiros e caminhões pipas e o cosumo é maior já que utilizam também para lavoura e criação de animais.
Dos relatos abordados na reivindicação dos trabalhadores rurais está a de uma criança que consumiu alga barrenta e contraiu hepatite.
A zona urbana ainda não sente os efeitos da seca, mas se continuar assim e for decretado estado de emergência, eventos como a Corrida da Galinha correm o risco de não acontecer. Isso é algo previsto, mas não cofirmado já que ainda faltam 80 dias para o evento e medidas como o “Bolsa Estiagem” podem estabilizar o abastecimento do município.
As revindicações foram direcionadas à prefeitura municipal, ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e à Compesa. Ale´m destas, um abaixo assinado está diariamente disponível para assinatura na sede do sindicato local.
Na prefeitura o documento foi entregue ao Secretário de Agricultura, Cícero Vicente, que o repassará ao prefeito. O secretário adiantou que a prefeitura dispõe de carros pipas, mas não de locais para pegar a água.
Na Compesa, o gerente local, Milson Calado, informou que está liberada a busca de água por caminhões pipa do IPA, mas os motoristas não estão indo a barragem do Bitury, em Belo Jardim, para abastecer as comunidades. De acordo com Milson, se o abastecimento dos carros pipas for  feito na Compesa local pode comprometer o abastecimento da cidade.

Um comentário: