segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Roberto Gómez Bolaños o Chaves


Roberto Gómez Bolaños, conhecido como Chespirito (Cidade do México21 de fevereirode 1929), é um escritoratorcomediantedramaturgocompositor e diretor mexicano. Ficou conhecido mundialmente pela criação das séries televisivas El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado, e com o Programa Chespirito que ganhou o título de o programa número 1 da televisão humorística as quais lhe trouxeram grande prestígio e garantiram-lhe o reconhecimento como um dos escritores comediantes mais respeitados do mundo. É sobrinho do ex-presidente mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños (1911-1979).
Depois de 27 anos convivendo, Roberto Gómez Bolaños casou-se com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos inclusive a Dona Florinda, no dia19 de novembro de 2004, e comemorou com uma grande festa num restaurante da Cidade do México. Ele tem 6 filhos do primeiro casamento, mas nenhum com Florinda por ter feito uma vasectomia. Em 2000, a rede de televisão mexicana Televisa homenageou todo o elenco dos seriados ChavesChapolin e Chespirito com o programa "¡No contaban con mi astucia!", ano em que o seriado completava 30 anos.

Origem do apelido

"Chespirito" é a forma diminutiva e castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare (Chekspir). Tal apelido foi dado a ele pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que considerava Roberto Gómez Bolaños, que mede 1,62m, um pequeno William Shakespeare, capaz de escrever histórias tão prolíficas e versáteis quanto o autor inglês.

Atuações políticas e polêmicas

Roberto Gómez Bolaños participou em 2006 de anúncios televisivos apoiando a campanha eleitoral do Partido da Ação Nacional. Também fez fortes críticas contra o candidato esquerdista Andrés López Obrador, acusando-o de dividir os mexicanos, e contra a esquerda em geral.
Em abril de 2007 uniu-se ao protesto de grupos católicos e conservadores que buscavam manter o aborto como um delito, frente à postura da Assembleia Legislativa, cujos representantes inclinaram-se por despenalizá-lo durante as doze primeiras semanas de gestação. Gómez Bolaños lançou anúncios em canais de televisão e chamadas telefônicas contra tal lei.
Levantou controvérsias por seus comentários sobre o famoso quadro Guernica, de Pablo Picasso, como os realizados no início de maio de 2007, na Colômbia, onde declarou que a obra "é uma caricatura".
Declarou em seu twítter ser contra as manifestações de ruas, pois elas diminuem o tempo e a capacidade para o trabalho. E afirmou votar em um candidato que impeça essas manifestações populares, apesar de dizer de que não é conservador. Essa declaração no twítter afirma o que foi declarado no episódio o "O dia da Criança" 1991.
fonte:wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário