quinta-feira, 17 de março de 2011

O MENESTREL


Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.
Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la…
E que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos de mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam…
Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas para onde está indo… mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.
Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão… e que ser flexível não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens…
Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém…
Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.

Ao estudarmos a Grécia Antiga, temos uma falsa impressão sobre a organização dessa civilização clássica. Em geral, os livros didáticos falam repetidamente sobre as características da Grécia como se tratasse de um povo dotado de características comuns. No entanto, ao conhecermos sua organização política descentralizada, acabamos tendo fortes indícios de que, dentro do “mundo grego”, existiam povos com diferentes costumes e tradições. 

Nesse sentido, a comparação entre as cidades-Estado de Esparta e Atenas nos oferece um quadro de contrastes muito interessante, dessa forma, podemos entender a diversidade cultural encontrada dentro desse território. As formas de concepção do mundo, os papéis desempenhados pelos sujeitos sociais, as instituições políticas, valores e tradições desses dois povos são de grande utilidade para que possamos, assim, apagar a impressão de que existe um povo grego marcado pela mesma cultura. 

No que diz respeito às instituições políticas, Atenas conta com uma trajetória onde depois da adoção dos regimes monárquico e aristocrático, criou-se uma forma de governo democrática. Mesmo sendo considerado um “governo do povo”, aqueles que participavam da democracia ateniense correspondiam a menos de 20% da população. Já em Esparta, as questões políticas eram de obrigação de um conjunto de 28 homens, maiores de 60 anos, que formavam a Gerúsia. Além disso, existiam dois reis, que formavam a chamada Diarquia. As funções desses reis eram ligadas às questões religiosas e militares. 

O papel desempenhado por homens e mulheres nas sociedades ateniense e espartana, também tinha suas especificidades. Em Esparta, as mulheres recebiam uma rigorosa educação física e psicológica. Além disso, elas participavam das reuniões públicas, disputavam competições esportivas e administravam o patrimônio familiar. Em contrapartida, a cultura ateniense restringia suas mulheres ao mundo doméstico. A docilidade e a submissão ao pai e ao marido eram valores repassados às mulheres atenienses. 

A questão educacional nas duas cidades também apresentava diferenças entre si. As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo. Os jovens espartanos aprendiam a escrever aquilo que era estritamente necessário. Dessa forma, o cidadão espartano deveria ser forte e resistente, um indivíduo apto para as batalhas militares. 

Com toda certeza, não poderíamos julgar quais dessas duas diferentes culturas do mundo clássico foi mais “desenvolvida” ou “sofisticada”. Nem mesmo poderíamos concluir que os atenienses eram simples antíteses dos espartanos. As diferenças entre as experiências vividas por Atenas e Esparta podem nos explicar tantos contrastes. Dessa forma, as comparações aqui desenvolvidas apenas nos dão uma amostra da riqueza dos costumes, tradições e histórias que envolveram as cidades-Estado do Mundo Grego. 













Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena (São Bento do Una1930) é um general-de-exército brasileiro.
Foi o primeiro colocado de sua turma de cavalaria na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e também de sua turma da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Como coronel, comandou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas.
Como oficial-general, foi comandante da 11ª Brigada de Infantaria Blindada (hoje 11ª Brigada de Infantaria Leve (GLO)), também em Campinas. Foi, ainda, vice-chefe do Estado-Maior do Exército e comandante do Comando Militar do Leste (CML), no Rio de Janeiro. Foi ministro do Exército no governo de Itamar Franco e no primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Vive atualmente no Rio de Janeiro.

Alceu Paiva Valença (São Bento do Una1 de julho de 1946) é um cantor ecompositor brasileiro. Seu disco de estreia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo.
Nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do sertão com o agreste. Influenciado pelos maracatuscocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções.O envolvimento de Alceu com a música começa na infância, através dos cantadores de feira da sua cidade natal. Jackson do PandeiroLuiz Gonzaga e Marinês, três dos principais irradiadores da cultura musical nordestina, foram captados por ele. Em casa, a formação ficou por conta do avô, Paulo Alves Valença, que era poeta e violeiro. Aos 10 anos vai para Recife, onde mantém contato com a cultura urbana, e ouve a música deOrlando Silva e Dalva de Oliveira, alternando com o ritmo de Little RichardRay Charles e outros ícones da chamada primeira geração do rock'n'roll.
Recém-formado em Direito no Recife, em 1969, desiste das carreiras de advogado e jornalista - trabalhou como correspondente doJornal do Brasil - e resolve na música.
Em 1971, vai para o Rio de Janeiro com o amigo e incentivador Geraldo Azevedo. Começa a participar de festivais universitários, como o da TV Tupi com a faixa Planetário. Nada acontece. Nenhuma classificação, pois a orquestra do evento não conseguiu tocar o arranjo da canção.
Em 1980, lança o LP Coração Bobo (Ariola), cuja música de mesmo nome estoura nas rádios de todo o país[carece de fontes], revelando o nome de Alceu Valença para o grande público. Apresenta-se em vários estados brasileiros.
Em 1996, ao lado de Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Elba Ramalho participa da série de shows O Grande Encontro, que percorreu diversas cidades brasileiras e registrada pela gravadora BMG no CD de mesmo nome.
Em julho de 2000, participa da noite "Pernambuco em canto: carnaval de Olinda", no Festival de Montreux (Suíça), ao lado de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Naná Vasconcelos e Moraes Moreira.
Em maio de 2003, grava novo projeto ao vivo no Rio de Janeiro (Indie Records), reunindo vários sucessos em CD e, pela primeira vez, em DVD. Em julho, é agraciado com o Prêmio Tim de Música Brasileira na categoria "Melhor cantor regional", pelo CD De Janeiro a Janeiro, em cerimônia realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ainda nesse mês chega às lojas o CD Ao vivo em todos os sentidos. Em agosto o DVD do mesmo projeto é lançado.
Em 2009, vem trabalhando no seu filme Cordel Virtual (a Luneta do Tempo) que é um musical que não segue a linha de nenhum musical tradicional. No fundo, é um mergulho que faz em sua infância, no seu passado e este passado tem a trilha sonora das ruas do Nordeste, dos cantadores anônimos, conquistas, violeiros, emboladores, cegos arautos de feira, da música de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, do samba-canção dos anos 50, da música contemporânea brasileira.

terça-feira, 15 de março de 2011

SÃO BENTO DO UNA A HISTÓRIA

Câmara de Vereadores de São Bento do Una, A HISTÓRIA

O Poder Legislativo é composto em cada Município pelos Vereadores, eleitos pela população. O vereador é a força representativa da comunidade. O conjunto dos vereadores forma a Câmara Municipal ou Câmara de Vereadores. Dentre as funções da Câmara de Vereadores está a de fazer as leis do Município, aprovar o Orçamento Anual, fiscalizar o Poder Executivo Municipal, representado pelo Prefeito e propor políticas públicas para o Município, que tornem a sociedade mais justa e humana.
O Vereador é o político mais próximo da comunidade, podendo com isto avaliar as necessidades, tais como: saneamento básico, educação básica, saúde, coleta de lixo, iluminação pública, proteção ambiental e muito mais.
É direito e ao mesmo tempo dever da população cobrar do Vereador atitudes de modo a representá-los com dignidade e competência, apresentando propostas e sugerindo medidas que beneficiem a coletividade.
O bom Vereador, portanto, é aquele que exerce estas funções com zelo e responsabilidade, prestando contas do seu trabalho à população, garantindo assim a transparência e o compromisso com os interesses da população.
A primeira Câmara de Vereadores data de 1656, na cidade de Jundiaí – SP. Já em São Bento do Una a primeira Câmara foi eleita, para um mandato de 04 (quatro) anos, no dia 07 de setembro de 1860, sendo composta pelos seguintes Vereadores: Bento José Alves de Oliveira, Francisco Alves Maciel; João Leão; Vitor Teixeira, João Emiliano de Seixas Valença, João Porciúncula Valença e Manoel Antonio de Andrade Dede.
Porém, até o ano de 1984 a Câmara de São Bento do Una era totalmente dependente da Prefeitura. A partir daí, sob a presidência do Vereador Antonio Almeida Cavalcante, houve a independência dos poderes.

A HISTÓRIA


No fértil vale do Ipojuca, nasceu no final do século XIX a cidade de São Bento, originária da Fazenda Santa Cruz e considerada berço da pecuária leiteira e da avicultura na região.

O nome da cidade teve origem na invocação que os moradores faziam ao santo, para se livrarem das cobras durante a desbravação da fazenda na formação da cidade. A complementação do nome foi feita em 1941, homenageando o Rio Una e distinguindo a cidade de outras com o mesmo nome.
A Lei 476 de 30 de abril de 1860 criou a Vila de São Bento, data essa que marca a nossa emancipação política. Em 1900, com grandes festividades São Bento passou a cidade.

A 206 km da capital São Bento do Una conta com uma área de 712,9 km2, seu acesso é feito pelas BRs 232, 423 e PE 180. limitando-se ao norte e nordeste com Belo Jardim, ao sul com Lajedo, Jupi e Jucati, ao leste com Cachoeirinha e ao oeste e noroeste com Capoeiras, Sanharó e Pesqueira. A sede do município tem uma altitude aproximada de 614 metros e coordenadas geográficas de 08 Graus 31 min. 22 seg de latitude sul e 36 Graus 06 min. 40 seg de longitude oeste, A vegetação desta unidade é formada por florestas subcaducifólica e Caducifólica,próprias das áreas agrestes. O clima é do tipo tropical chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo se adiantar até outubro.

Bandido faz atendente de refém e é morto pela polícia em Garanhuns A vítima ficou nas mãos do bandido por duas horas. Ela foi levada em estado de choque ao hospital

    [25-Jan-2011 04:05:58] PHP Fatal error: Class 'PhpThumb' not found in /home/ieimidia/public_html/noticias/phpthumb/thumb_plugins/gd_reflection.inc.php on line 179 [15-Feb-2011 13:26:06] PHP Fatal error: Class 'PhpThumb' not found in /home/ieimidia/public_html/noticias/phpthumb/thumb_plugins/gd_reflection.inc.php on line 179 [01-Mar-2011 01:11:26] PHP Fatal error: Class 'PhpThumb' not found in /home/ieimidia/public_html/noticias/phpthumb/thumb_plugins/gd_reflection.inc.php on line 179
 Os moradores de Garanhuns, no Agreste Meridional, ficaram perplexos com a ação de um bandido na noite desta terça-feira (15). O homem fez a atendente de uma farmácia, Edvânia Galdino da Silva, 27 anos, de refém usando uma faca peixeira. Foram 2 horas de tortura até que a polícia a polícia aproveitou o momento em que o bandido fez a vítima ajoelhar e atitou na cabeça dele. A atendente foi resgatada..

O caso aconteceu porque dois bandidos tentaram assaltar uma farmácia, que fica a poucos metros do Fórum de Garanhuns. Segundo a polícia, um deles conseguiu fugir. O outro fez a atendente de refém.

Visivelmente transtornado, o bandido chamado de Leo, pela Polícia Militar, ameaçava enfiar a faca no pescoço, no peito e até na boca da refém.

A polícia tentava negociar e o promotor de Justiça, Alexandre Bezerra ofereceu ao bandido carro e dinheiro para fuga. O assaltante exigia a avenida vazia.

Mas, um vacilo do bandido foi o suficiente para que a polícia atirasse na cabeça dele. A atendente foi levada em estado de choque ao hospital.

União da Juventude Socialista

União da Juventude Socialista (UJS) é uma entidade brasileira de caráter socialista com sede em São Paulo.Foi fundada em 22 de setembro de 1984, enquanto os partidos políticos de orientação socialista e comunista ainda eram proibidos pela ditadura militar. Oficialmente a UJS não tem nenhuma filiação ou relação com partidos.
A UJS é organizada em núcleos, direções municipais, direções estaduais e a direção nacional. Esta entidade tem direção estadual organizada em todas as Unidades da Federação. É conhecida por possuir trabalho de base no Movimento Estudantil, e de ser a maior força política do mesmo.
O principal fórum da UJS é o seu Congresso Nacional. Este delibera a executiva que irá guiar a UJS nos próximos dois anos, até que ocorra um novo congresso e a mesma seja mudada novamente. No último congresso nacional, o 15º de sua história, foi eleito presidente da entidade o ex-presidente da UEE/GO André Tokarski. Hoje a UJS defende o voto aos 16 anos, a não redução da maioridade penal, a solidariedade internacional, o respeito ao meio ambiente, os investimentos públicos na culturaesporteseducação e saúde, a reforma agrária, o investimento de 50% do fundo do pré-sal na educação, dentre outras bandeiras do movimento social do país.
Integrantes da UJS-RBD com o Presidente Lula.

PERGUNTAS de um OPERÁRIO que LÊ

Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que transportaram as pedras?
Babilònia, tantas vezes destruida,
Quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas
Da Lima Dourada moravam seus obreiros?
No dia em que ficou pronta a Muralha da China para onde
Foram os seus pedreiros? A grande Roma
Está cheia de arcos de triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem
Triunfaram os Césares? A tão cantada Bizâncio
Sò tinha palácios
Para os seus habitantes? Até a legendária Atlântida
Na noite em que o mar a engoliu
Viu afogados gritar por seus escravos.
O jovem Alexandre conquistou as Indias
Sòzinho?
César venceu os gauleses.
Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?
Quando a sua armada se afundou Filipe de Espanha
Chorou. E ninguém mais?
Frederico II ganhou a guerra dos sete anos
Quem mais a ganhou?
Em cada página uma vitòria.
Quem cozinhava os festins?
Em cada década um grande homem.
Quem pagava as despesas?
Tantas histórias
Quantas perguntas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Antonio Moraes quer que o ano de 2012 seja de homenagem a Luiz Gonzaga

Proposta para que o ano de 2012, em Pernambuco, seja consagrado como o “Ano do Centenário de Luiz Gonzaga”, que nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, em Exu, Sertão do Estado, foi aprovada nesta quarta-feira na Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa. 
 
O projeto sugere que a comemoração seja incluída no Calendário Cultural de Pernambuco. O relator do projeto e presidente da Comissão, deputado Aluísio Lessa (PSB), disse que os eventos relacionados ao centenário do “Rei do Baião” poderão ser promovidos por secretarias estaduais em conjunto com instituições ligadas à cultura. 
 
De acordo ainda com Aloísio Lessa, Gonzagão é um dos principais artistas populares de Pernambuco e do Brasil e merece o devido reconhecimento por parte dos poderes públicos.