quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

MEC libera resultados do Enem, hoje, e vagas do Sisu, na segunda

O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prevista para o início de janeiro. Os participantes podem consultar sua pontuação a partir de hoje (21) no site. E a partir de segunda-feira (26), estudantes de todo o país poderão consultar cursos e vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC, para ingressar nas Instituições de Ensino Superior públicas, em 2012. O Sisu seleciona a partir da nota no Enem.
Para acessar os resultados das quatro provas e redação do Enem, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema.
A metodologia utilizada na correção é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta não apenas o número de acertos do candidato, como nos vestibulares tradicionais, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem maior peso na pontuação. Já as que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e, portanto, valem menos pontos. Ou seja, dois participantes que acertaram o mesmo número de questões podem ter médias finais diferentes.
Na TRI não há uma pontuação mínima e máxima para o candidato atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir do desempenho dos participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. A escala será divulgada posteriormente pelo Inep.
Sisu
A partir da zero hora de 7 de janeiro até a meia-noite do dia 12 do mesmo mês estará disponível 108.552 vagas em universidades públicas e escolas técnicas federais, no Sisu. O número de vagas é 30% maior em relação ao mesmo período de 2011. Já o númeo de escolas aumentou de 83 para 95, nos 26 estados - não serão oferecidas vagas em instituições do Distrito Federal.
Cada estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.
Neste ano, o sistema funcionará ininterruptamente em 2012. Diferente dos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar de zero hora às 6 horas da manhã para atualização. As notas de corte serão divulgadas todos os dias, durante a madrugada.
O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
Resultados
O resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de janeiro. Os candidatos selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. As instituições de ensino superior participantes do processo terão prazo de 19 a 23 do mesmo mês para registrar as matrículas no sistema.
Em 26 de janeiro haverá divulgação de uma segunda chamada, com matrículas nos dias 30 e 31. Elas serão registradas pelas instituições de 30 de janeiro a 1º de fevereiro.
Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas poderão ainda pedir inclusão, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, na lista de espera, que será publicada em 4 de fevereiro. As vagas que se tornarem disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente pelas instituições. O prazo vai até 2 de março.
A consulta sobre cursos e instituições poderá ser feita, a partir de segunda, na página do Sisu. Mais informações pelo telefone 0800 616161, das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e durante 24 horas diárias nos períodos de inscrição.
Para consultar os resultados do Enem 2011 basta acessar acessar a página do Inep .

Fonte: Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário