quinta-feira, 27 de outubro de 2011

GRANDES NOMES DA MPB: RENATO RUSSO


(Clicando no nome Renato Russo acima você acessa um vídeo com uma fala do cantor e a interpretação da música "Que País é Esse?"
Renato Manfredini Júnior, o Renato Russo, nasceu e morreu no Rio de Janeiro, com apenas 36 anos de idade. Sua primeira banda foi Aborto Elétrico e depois veio a Legião Urbana, com a qual alcançou rapidamente o sucesso. Era um grande letrista, um poeta, uma pessoa sensível. Gostava da verdade: Aos 18 anos confessou à mãe que era bissexual e 10 anos depois fez uma confissão pública de suas opções sexuais.
O cantor viveu dois anos em Nova Iorque, acompanhando os pais. Depois da volta ao Brasil, adolescente, foi morar em Brasília. Entre 1984 e 89 atingiu o auge de sua carreira com o grupo Legião Urbana. Passou a ser um dos ícones do rock e do pop brasileiro, com milhões de admiradores nas quatro regiões do país.
Quando Renato morreu, deixou um filho, Giuliano Manfredini, à época com sete anos. O artista também escrevia e publicou quatro livros. Depois de sua morte pelos menos mais quatro volumes foram dedicados a examinar sua obra artística. Um destaque é “Renato Russo: O Filho da Revolução”, a biografia, assinada pelo jornalista Carlos Marcelo Carvalho.
Na sua curta carreira, Renato Russo lançou oito álbuns, dentre eles o “Legião Urbana” (primeiro disco), “Dois”, “Que País é Esse” e “As Quatro Estações”. Entre suas músicas mais conhecidas estão “Que País é Esse?”, Geração Coca Cola”, “Giz” e “Antes das Seis”.
*Era um ótimo compositor, poeta, como já frisamos e um pensador. Confiram abaixo algumas frases brilhantes do artista:
"Aqui no Brasil, nós somos alegres mas nós não somos felizes. Existe toda uma melancolia e uma saudade que a gente herdou dos portugueses e que a gente ainda nem começou a resolver. A gente não sabe o que é esse nosso país."
"Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
acreditar nos sonhos que se têem 
ou que os seus planos nunca vão dar certo
ou que você nunca vais ser alguém..."

“Tenho saudades de tudo que ainda não vi"

"Quando se aprende a amar,o mundo passa a ser seu."

Renato Russo completou 50 anos no último sábado. É como se continuasse entre nós. Leiam o que disse sua mãe, Maria do Carmo, em entrevista do Portal G1, da Globo: “Eu não acho hoje (a data do aniversário) uma data triste, eu acho que ele está sempre aqui, junto da gente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário