quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Presidente da Juventude do PV pede desligamento do partido

wanderson_florencio_foto_divulgaçao2
Por meio de uma carta aberta, o presidente da Juventude do PV pernambucano,Wanderson Florêncio, comunicou aos pernambucanos o seu desligamento do partido em solidariedade ao deputado Daniel Coelho, que também deixou a legenda e vai se filiar ao PSDB nesta quinta-feira. Eis a íntegra da Carta:
I- Dez anos de militância política é algo muito marcante, especialmente quando a composição do cenário é cravada num mesmo pensamento, num mesmo ideal, na busca da conquista do velho sonho que dirige seu dia a dia, seus posicionamentos e modo de vida. Essa foi minha prática durante dez anos de militância política no Partido Verde de Pernambuco, mais de um 1/3 de vida dedicado cotidianamente a esse partido que ajudei a construir.
II- Em agosto de 2001 tive meu primeiro encontro com o Partido Verde e, desde então, iniciamos uma relação de cumplicidade e de crescimento recíproco, na ocasião fui o primeiro militante a levar o PV para as hostes do movimento estudantil, especialmente na Faculdade de Direito de Olinda (AESO) onde vencemos as eleições para o Centro Acadêmico com uma grande aprovação de 93% dos votos levando o PV a debutar no ano de 2001 nos meio da política estudantil aqui de Pernambuco. A partir daí iniciamos nossa trajetória política partidária e já em 2002 ajudamos na coordenação da campanha do então presidente da legenda e amigo, a quem aqui declaro minha gratidão pelo aprendizado, o companheiro João Braga. Neste ano, apesar de Braga não ter sido eleito fizemos pela primeira vez um deputado estadual vitorioso pelo PV no estado de Pernambuco, Lourival Simões, fato que iniciaria o PV como partido viável aqui em Pernambuco não apenas ideologicamente, mas também, eleitoralmente.
III-Durante esse período (2002) fundamos a Juventude do Partido Verde-PE algo que me pautou por todos os momentos de vida partidária. Mas foi em 2004 que o PV definitivamente consolidou sua imagem partidária, deixando de ser dito em todas as rodas políticas e também na sociedade como um partido de “alternativos” e até expressões pejorativas era bem usual à época. Neste ano, formamos uma bela chapa de vereadores, com pessoas esclarecidas e dedicadas ao partido e sob a direção dos companheiros Rodrigo Gomes (Presidente Municipal do Recife na época), Augusto Carreras e de Daniel Coelho (eleitos posteriormente), além da nossa coordenação, como Vice-Presidente Municipal na ocasião. Logramos a grande conquista de eleger dois vereadores na capital, superando eleitoralmente alguns partidos tradicionais da política do Recife, colaboramos também com nossa candidatura, fortalecendo a Juventude do Partido.
IV- A partir daí, o partido só fez crescer, surgiram novos quadros e o interesse por parte da sociedade em se aproximar e conhecer melhor as teses do Partido Verde e seu compromisso ambiental que de tanto alerta e esforço passou a ser reconhecido como lutas de vanguarda.
V- Quando em 2009 surge o que faltava ao PV uma personalidade nacional que unisse o partido de norte ao sul, de leste a oeste, e carregasse consigo impregnado a defesa ambiental e a postura de independência, afastando-se da tradicional pecha de sublegenda ou de projeto acessório. Surge Marina Silva e o PV ganha à espinha dorsal que precisava para exercer claramente sua posição nacional, sagrando-se a grande novidade nas eleições de 2010, sucesso recíproco de Marina e do partido, momento construído por 25 anos de dedicação de muitos que fizeram do PV sua vida como eu também fiz.
VI- Porém, não mais que de repente, o partido recua e não leva a sério seu poderio de grande vedete da política nacional, caindo no submundo da velha e lastimável prática de acomodações pontuais, por interesses menores e que em nada contribuem ao entusiasmo e ao nobre sonho dos que ainda acreditam que através da política, poderemos mudar o mundo, ou apenas, dar nossa singela contribuição.
VII- Infelizmente, e em especial aqui em Pernambuco, não reconheço mais no PV essa possibilidade, o partido que servia para engrenar sonhos e mover pessoas por uma causa, se tornou mais uma legenda para serventia de alguns poucos, sem discurso, sem credibilidade, sócio minoritário de um projeto de poder ao qual não ajudamos a construir, e que, em nenhum momento lutamos por ele.
VIII- Com esse espectro de cores e postura destoantes da nossa, e pior, sem vislumbrar qualquer sinalização de mudança dessas praticas, só nos resta com tristeza e pesar buscar um novo caminho, que respeite a independência, as nossas idéias e o nosso talvez inocente modo de pensar a política.
IX- Deixo grandes amigos no PV, levo comigo muitas experiências. Jamais me afastarei da causa ambiental e da valorização dos jovens na formação partidária. Saio por não acreditar mais! Pela perseguição ridícula que se instalou no partido em Pernambuco, a mim e a todos que possuem afinidade especialmente com o Deputado Daniel Coelho, saio por essas pessoas que ostentam e se declaram donos do Partido Verde, mas fico com a sensação do dever cumprido, sabedor que me dediquei ao máximo e nunca deixei de honrar com as cores verdes.
X- Buscarei novos caminhos, este coração verde continuará palpitando com animação em acreditar que através da política poderemos transformar positivamente nossa sociedade, nossa cidade, nosso país.
Wanderson Florêncio
Ex-Secretário Estadual e Presidente da Juventude do PV-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário