quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Olimpíadas da Cohab inicia série de grandes eventos esportivos em SP



O projeto terá lançamento no próximo dia 24 de setembro, sábado, na quadra da Rosas de Ouro; Netinho de Paula é uma das atrações do evento.

Embalado pelos gigantescos eventos esportivos que vão estacionar por aqui nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o próximo dia 24 de setembro (sábado) marcará o início da segunda edição do projeto “Olimpíadas da Cohab”, iniciativa para pensar o esporte como ponto de partida de uma nova realidade social.

As “Olimpíadas” são realizadas pelo Instituto de Defesa dos Diretos Humanos (IDDEHA), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação de São Paulo. A abertura oficial será a partir das 9h, na Escola de Samba Rosas de Ouro (R. Cel. Euclides Machado, 1064).

Oito núcleos da Cohab, situados na Zona Leste, Zona Sul e Noroeste da capital de São Paulo, participam do projeto e pretendem reunir mais de dois mil crianças e adolescentes para promover, até o fim de novembro, o esporte como política pública fundamental e agente transformador, capaz de (re)construir valores como responsabilidade, respeito ao próximo, respeito às regras, tolerância, integração e coletividade.

O evento de abertura vai resgatar o conceito do movimento olímpico grego, que integra não apenas o esporte, mas também meio ambiente e cultura. Por isso, além da apresentação do cantor Netinho de Paula e seus filhos, Os De Paula, uma muda de árvore será distribuída para os participantes.

O lançamento contará ainda com a apresentação dos nomes dos atletas olímpicos brasileiros que serão homenageados. São eles: Maurren Maggi (Atletismo),  Vanderlei Cordeiro de Lima (Atletismo), Fofão (Vôlei), Oscar Schmidt (Basquete), Hortência (Basquete), Cesar Cielo (Natação), Daiane dos Santos (Ginástica) e  Serginho (Vôlei).

OLIMPÍADAS DA COHAB 2011

A segunda edição deste projeto educativo envolve os participantes em um processo que vai muito além do ganhar ou perder. Os jovens inscritos nas Olimpíadas, moradores de Cohabs da cidade de São Paulo, são preparados para competirem de maneira sadia e fraternal, reconhecendo no esporte elementos para superação de adversidades e de comunhão.

A primeira edição, realizada em 2010, agregou mais de 2 mil crianças de seis núcleos de Cohab, situadas na Zona Leste e Zona Sul de São Paulo. Foi um processo enriquecedor que culminou em um grande evento final, com 912 crianças e adolescentes classificadas para os jogos decisivos.

FORMATO DAS OLIMPÍADAS DA COHAB


Este ano, como no anterior, a competição é apenas uma das partes de um processo que envolve uma série de palestras e ações comunitárias que assumem o eixo da inclusão social. Foram criados oito comitês dentro de cada núcleo da Cohab na estratégia de reunir a comunidade e promover atividades coletivas ao longo de toda programação do projeto.

Já a competição esportiva foi formulada em duas categorias de disputa: de 10 a 12 anos e de 13 a 15 anos. As modalidades são atletismo (corrida e salto em distância), futsal, handebol e vôlei, todas disputadas com regras e espaços adaptados.

Em um primeiro momento, cada núcleo terá autonomia para organizar a prática esportiva e selecionar seus representantes para a sequência do projeto. O encontro desses núcleos se dará, inicialmente, através das etapa regional, prevista para acontecer no começo de novembro. No fim do mês, todos os núcleos se encontrarão para a grande etapa decisiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário