quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lula recebe seu 7º título de doutor


Ter, 27/09/11 14h51
Ao chegar em Paris, Lula se encontrou com Nicolas Sarkozy que o convidou para uma série de debates sobre o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de propostas sobre educação. 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta terça-feira 27 o título de doutor honoris causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris, a Sciences Po. Lula é o primeiro latino-americano a receber a homenagem e o segundo chefe de Estado, depois do ex-presidente tcheco Vaclav Havel. Ele se torna, assim, a 16ª personalidade a receberá a láurea desde a fundação da instituição, em 1871. Lula já recebeu outros seis títulos de doutor honoris causa – em instituições de Minas Gerais, Pernambuco (de três universidades), Bahia e Portugal (Coimbra).

O diretor da Sciences Po, Richard Descoings, disse que o ex-presidente “mudou a imagem do Brasil”. Segundo ele, foram levados em consideração para a concessão do título os programas sociais promovidos durante o seu governo (2003-2010).


Lula chegou na segunda-feira 26 a Paris, onde se reuniu com o presidente da França, Nicolas Sarkozy. O encontro durou cerca de 60 minutos, e Sarkozy falou da “intensa amizade” que desenvolveu com Lula nos últimos anos.

Sarkozy convidou o ex-presidente para fazer a abertura de uma reunião que ocorrerá em Paris, em 21 de outubro, reunindo organizações não-governamentais, instituições de ensino e pesquisa para discutir a questão do desenvolvimento. O objetivo do encontro, promovido pelo governo francês, é levantar subsídios para serem discutidos em reunião do G20.

Na quarta-feira 28, após reunião com representantes do Partido Socialista francês, o ex-presidente viaja para Gdansk, na Polônia, onde será agraciado com o prêmio Lech Walesa, criado em 2008 para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional. A cerimônia de entrega ocorrerá na quinta-feira 29 às 11h30 (hora local). Lula se encontrará com o ex-presidente, sindicalista e Prêmio Nobel da Paz Lech Walesa, cuja fundação concede o prêmio anualmente.

Ainda na quinta-feira, Lula irá para Londres, na Inglaterra, onde dará uma palestra às 20h (hora local) no Museu de História Natural. O tema será “Crescimento econômico e desenvolvimento social: a experiência do Brasil”.

Na sexta-feira 30, o ex-presidente falará em uma conferência promovida pela revista The Economist dentro do evento The High-Growth Markets Summit (Encontro Sobre Mercados de Alto Crescimento, em tradução livre). Lula foi convidado pela revista para falar sobre a experiência do seu governo na cooperação e aumento do comércio Sul-Sul.

O ex-presidente volta para São Bernardo do Campo ainda na sexta-feira.

Fonte: Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário