quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Diretor da Adufepe assinou acordo, mesmo com professores sendo contra



Na semana passada participei de uma assembleia de docentes na Universidade Federal de Pernambuco, onde por unanimidade não foi aceita a proposta de acordo com o Governo Federal, de aumento de míseros 4%.
Assim como muitos colegas, na sexta-feira passada fui surpreendido com a assinatura do acordo ridículo com o Governo Federal.
No fim de semana comecei a receber relatos de docentes de várias universidades, onde o acordo também teria sido rejeitado. A charada começou a ser resolvida. Alguns delegados das assembleias assinaram o acordo, mesmo com posição contrária sendo tirada da base.
Isso aconteceu com o Diretor da Adufepe, Eron Pimentel, cuja indicação partiu da atual diretoria da Adufepe na assembleia passada. Inclusive no momento da assembleia, fomos informados de que a passagem já estava tirada, pois teria que viajar no outro dia.

Confiando na atual diretoria, votei favoravelmente à indicação do Professor Eron, pensando que este levaria nossa posição.
Hoje de manhã soube do ocorrido, e na maior desfaçatez, ainda aprovaram uma moção de repúdio ao Andes, por este ter assinado o acordo, como se nosso representante não tivesse feito pior.
Ora, mas e como ficam os professores da UFPE que tiveram suas posições roubadas pelo atual Diretor?
Vai ficar por isso mesmo? Ninguém vai tirá-lo da Diretoria? A atual direção vai sustentar este absurdo? Mesmo este não estando lá como Diretor, mas como representante da assembleia, a responsabilidade política é do atual grupo.
Me sinto bastante à vontade para cobrar isto pois votei na atual diretoria, e me sinto feito de bobo, assim como dezenas de professores que compareceram à Assembleia.
Não é à toa que a desmobilização é completa hoje entre os docentes. Esta foi uma posição desleal com os professores, uma traição inadimissível, que a atual diretoria tem que assumir e dar explicações. É o mínimo que se exige.
Ainda queriam fazer paralisação amanhã, depois de uma punhalada dessas.
Lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário