terça-feira, 30 de agosto de 2011

Manuela d´Ávila quer manter debate sobre Lei de Anistia



PDFImprimirE-mail
Ter, 30/08/11 11h43
A Comissão de Direitos Humanos realizará nesta quarta-feira (31) audiência pública para avaliar os 32 anos da promulgação da Lei de Anistia.
A norma foi editada para reverter punições aos cidadãos brasileiros que, entre os anos de 1961 e 1979, foram considerados criminosos políticos pela ditadura militar.

A iniciativa do debate é da presidente da comissão, deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS). Ela lembra que a lei, promulgada em 28 de agosto de 1979 após forte campanha popular, continua motivando discussões no Congresso Nacional e na sociedade.

Entre outros direitos, a Lei de Anistia (e suas atualizações) garantiu o retorno dos exilados ao País, o restabelecimento de direitos políticos e a volta ao serviço de funcionários da administração pública excluídos de suas funções durante a ditadura militar.

A lei estendeu a anistia aos cidadãos que sofreram perseguição política entre 18 de setembro de 1946 e cinco de outubro de 1988. Além de indenizações, avaliadas caso a caso, os beneficiados passaram a contar com a garantia de contagem - para fins de direitos trabalhistas - do tempo em que foram forçados a se manter afastados de suas atividades profissionais.

Participará da reunião o presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão. Esse colegiado é responsável por examinar os requerimentos de cidadãos que pleiteiam a anistia.

“Cabe à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça o exame e decisão dos requerimentos de cidadãos, restaurando a verdade factual que levou às punições de cada um deles. Daí a importância de avaliar o andamento do processo de anistia com esse órgão do Ministério da Justiça”, diz Manuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário