segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Entendendo as origens da crise econômica mundial




Muito importante ver (ou rever) o documentário Inside Job – porcamente traduzido para o português como Trabalho Interno – neste momento em que novos momentos difíceis se desenham na economia mundial. Na verdade, a crise que se apresenta não é nova, apenas o desdobramento do crash de 2008 envolvendo a bolha imobiliária estadunidense e seus títulos subprime.
O documentário, muito bem dirigido pelo empresário e matemático Charles Ferguson, mostra a origem do problema lá trás, ainda no governo de Ronald Reagan, com a desregulamentação do setor financeiro, envolvendo bancos, seguradoras e agências de rating. Mostra como os lobistas se infiltraram no aparato estatal do governo ianque e vêm se mantendo até hoje, com os mesmos nomes fazendo rodízio nos cargos das gestões Reagan, Clinton, Bush e Obama.
Ferguson desmascara vários desses sujeitos com entrevistas constrangedoras (para eles, claro). E também expõe a promiscuidade dos “cérebros” das principais universidades dos EUA, que deram o verniz acadêmico às lambanças realizadas sendo muito bem remunerados para isso.
Milhões de pessoas no mundo todo perderam suas poupanças e seus empregos, enquanto esses vigaristas ganharam bilhões em bônus.
Enfim, um filme brilhante. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário