quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Arcoverde vive ligada no mundo digital


















Blogueiros de Arcoverde que participaram do evento

Com 80 mil habitantes, distante 259 km do recife, Arcoverde é um belo exemplo no Sertão pernambucano de que a internet mudou e muito a rotina e os hábitos da população sertaneja. Na Câmara de Vereadores, onde fiz palestra ontem, as sessões são transmitidas online. O gabinete do prefeito Zeca Cavalcanti, do PTB, é todo informatizado. Ele trabalha com um notebook ao lado acessando blogs, portais e alimentando o seu twitter.















Vereador Luciano Pacheco, que fez a saudação ao blogueiro
Na Câmara, seis dos dez vereadores já estão presentes nas redes sociais, com suas páginas no twitter e no facebook. A imprensa local tem vários sites e blogueiros, como Dárcio Rabelo e Amanda Oliveira, isso sem falar nos irmãos Roberto e Romero, que dirigem o jornal Tribuna da Região com sua versão também online. Antes da palestra tive que gravar vídeos e entrevistas para os sites e blogs locais, que caíram no gosto popular. As mudanças na Câmara, tanto no aspecto online quanto de estrutura física, foram feitas pelo ex-presidente Luciano Pacheco, também do PTB, cotado para disputar a Prefeitura nas eleições do ano que vem com o apoio do prefeito.                                                                

















Fiquei impressionado como os arcoverdenses acompanham em tempo real as notíciais. 'Blogs e sites são os veículos que têm hoje a preferência dos leitores em Arcoverde. Moramos numa cidade extremamente politizada. Aqui se respira política 24 horas', diz a blogueira Amanda Oliveira, que edita o blog falando francamente com atuação em Arcoverde e também em Garanhuns.                  
















Ao evento na Câmara, que contou com a participação de alunos da escola Monsenhor José Kerly, compareceram os principais blogueiros da cidade, o deputado Julio Cavalcanti, também do PTB, e os vereadores Luciano Pacheco (PTB), que fez a saudação a este blogueiro, Nilton Lambert (PP), Joel Filho(DEM) e Jairo Freire (PSB). Encontrei por lá ainda os secretários Wellington Araujo, de Desenvolvimento, Paulo Edson, de Comunicação, e Alberico Pacheco, de Turismo.
















O blogueiro com os vereadores

História - São de 1812 as primeiras referências sobre o povoamento que daria origem a Arcoverde. O atual município surgiu nas terras do fazendeiro Leonardo Couto, que, em 1865, mandou reformar uma capela dedicada a Nossa Senhora do Livramento existente ali. A 01 de julho de 1909, o povoamento tornou-se distrito, sob a denominação de Rio Branco, pertencente ao município de Pesqueira. Através da lei estadual nº 1931, de 11 de setembro de 1928, tornou-se município autônomo. A mudança do nome de Rio Branco para Arcoverde ocorreu a 31 de dezembro de 1943, através de decreto-lei estadual. Além do antigo distrito de Rio Branco, Arcoverde foi formado por parte do território do município de Buíque.


Nenhum comentário:

Postar um comentário