segunda-feira, 4 de julho de 2011

União dos Estudantes da Bahia elege novo presidente em 4º Congresso.PDFImprimirE-mail
Seg, 04/07/11 11h28
Encontro definiu Luciano Marques como novo dirigente e pediu mais autonomia às universidades estaduais. 
 
A Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus entre os dias 1 e 3 de julho foi palco do 4º Congresso da UEB. A entidade foi fundada em 1943, desativada no período da ditadura militar e reconstruída em 2005. O congresso da UEB é etapa estadual para o congresso da UNE (CONUNE) que acontece em Goiânia-GO de 13 a 17 de Julho.

A união dos estudantes da Bahia fez parte das principais batalhas políticas no estado, como a luta pela construção da Petrobras, bem como o combate aos “anos de chumbo”. Grandes nomes do cenário político baiano e nacional construíram a trajetória da UEB, dentre eles Fernando Schmidt, Sidonio Palmeira , Renato Rabelo entre outros.  A UEB é hoje o centro do movimento estudantil na Bahia aglutinando em torno dela diversos grupos que se organizam nas universidades.

O tom do 4º congresso pós-reconstrução foi dada pela questão das universidades estaduais, em defesa de mais autonomia, revogação da lei 7176/97 e maior financiamento. A nova direção eleita terá o desafio de apresentar um plano de reestruturação para as universidades estaduais, avaliar o desempenho do REUNI nas Universidades Federais do estado, combater o aumento de mensalidades, barrar invasão do capital estrangeiro nas instituições particulares e uma ampla política de assistência estudantil. Para Augusto Chagas, presidente da UNE que participou da programação do Congresso “a UEB e a UNE estão preparadas para buscar mais conquistas e travar lutas sempre em busca de uma Bahia e um Brasil mais justo, estamos muito motivados na véspera do CONUNE, processo que mobiliza milhares de estudantes pelo Brasil, esse é o maior patrimônio da UNE.” resume Chagas.

Eleito presidente da entidade para o próximo biênio, Luciano Marques, estudante de direito da UNIME-L. de Freitas avalia: “O CONUEB foi rico no debate político, participativo, foram apresentadas varias proposições pelo conjunto dos estudantes que souberam conviver com a diversidade de opiniões, a UEB inicia uma nova gestão com o animo renovado para tocar a luta em todas as regiões do estado e fazer com que nossa entidade esteja cada vez mais presente no cotidiano dos estudantes baianos.”

Por Juci Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário