quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vitória do Transformar o Sonho em Realidade no Congresso da UEPPDFImprimirE-mail
Ter, 21/06/11 12h25
Eleição é marcada pela unidade de forças políticas em prol do movimento estudantil.
Entre os dias 17 e 19 de junho, na cidade de Caruaru, aconteceu o maior Congresso de Estudantes do estado de Pernambuco. Foi o 38º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco, a UEP-Cândido Pinto. Foram 3 dias de muito debate, descontração e combatividade. Mais de 400 estudantes de TODAS as Instituições de Ensino Superior (IES) de Pernambuco estiveram presentes. Dentre eles, 200 delegados eleitos em suas universidades compareceram para atualizar a pauta política da entidade e eleger sua nova diretoria.

Logo no início do congresso, a UEP-Cândido Pinto mostrou sua força num representativo ato político que reuniu vários deputados estaduais e federais, além do Reitor eleito da UFPE: Professor Anísio Brasileiro, a Secretária de Juventude de Pernambuco: Raquel Lira, o Prefeito de Caruaru: José Queiroz e o Senador da República: Armando Monteiro Neto. No mesmo dia, aconteceram outras duas importantes atividades. O 1º Encontro de Mulheres Estudantes da UEP e o 2º Seminário Estadual do CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte) da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O segundo dia foi reservado para os debates e discussões a cerca da pauta política que vai ser defendida pela UEP nos próximos 2 anos. Teve de tudo um pouco. Os estudantes e delegados debateram sobre a Reforma Política, Ciência e Tecnologia, Soberania Nacional, a Copa de 2014, a 2ª Conferência de Juventude e as Políticas Públicas para a Juventude (PPJ). Também enfrentaram o debate sobre o Plano Nacional de Educação, o PNE. Discutindo sobre o Financiamento Público e Autonomia Universitária, a Regulamentação do Ensino Privado, a Estadualização das Autarquias Municipais,bandeira que foi levantada pelo presidente do DCE da FABEJA, ZEMOTA,ele que também defendeu o PROUPE, a Democratização do Acesso e a construção de um Plano Estadual de Assistência Estudantil.

O terceiro e último dia do 38º Congresso da UEP-Cândido Pinto, foi marcado pela Unidade do Movimento Estudantil de Pernambuco. Durante a plenária, que contou com a presença do Presidente da UNE, Augusto Chagas, os estudantes demonstraram que precisam se unir pra garantir mais conquistas para os estudantes. Todas as resoluções e moções foram aprovadas por Unanimidade. Além disso, também foi aprovada uma carta consensual  que norteará os próximos 2 anos da entidade.

Após a aprovação das propostas, a nova direção da entidade também foi eleita. A chapa encabeçada pelo estudante de BioMedicina da UFPE e militante da União da Juventude Socialista (UJS), Thauan Fernandes também foi eleita por todos os delegados presentes. Com a chapa intitulada: "O Movimento Estudantil Unificado pras Mudanças no Brasil", o 38º Congresso da UEP-Cândido Pinto foi fechado em alto nível. Os movimentos "Transformar o Sonho em Realidade", "Acionando Flores", "Mutirão", "Kizomba", "Mudança"  e "Educação e Trabalho" compõem agora a direção mais forte que a UEP-Cândido Pinto já teve. 2 anos de muitas lutas e conquista para os estudantes de Pernambuco. Viva a União do Estudantes de Pernambuco!

Por Matheus Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário