quinta-feira, 16 de junho de 2011

Congresso da UCE reúne 400 estudantes em Jaraguá do Sul e elege nova diretoria


Fórum debateu importantes temas da educação e reuniu autoridades, elegeu novo presidente e mostrou unidade do movimento estudantil em Santa Catarina; estudantes agora se preparam para o congresso da UNE
Após o Amazonas e o Pará, foi a vez dos estudantes de Santa Catarina realizarem o seu fórum preparatório para o 52º Congresso Nacional da UNE, integrando mais um processo eleitoral que tem envolvido estudantes de todas as regiões rumo ao maior encontro do movimento estudantil brasileiro.
O 34º Congresso da União Catarinense dos Estudantes (UCE), realizado no último fim de semana, de 10 a 12 de junho, ocorreu o na cidade de Jaraguá do Sul e reuniu 400 estudantes de todo o estado para paraticiparem de debates sobre conjuntura, educação e política e definir a nova diretoria que estará à frente da entidade nos próximos dois anos.
A plenária final, que aconteceu no dia 12 de junho, elegeu o estudante do primeiro ano do curso de filosofia da UFSC, Derique Hohn, 23 anos, para presidente da UCE.  O estudante conta que o seu envolvimento com o movimento estudantil começou quando estava na 2ª série do 2º grau, com 15 anos. “Sempre gostei de discutir política. Participava das atividades do grêmio na escola”. Antes do curso de filosofia, o estudante cursou geografia na Universidade de Chapecó, período no qual participava da direção executiva do DCE da universidade.
Para o ex-presidente da UCE, o estudante Vander Rodermel, o congresso foi um marco para o movimento estudantil de Santa Catarina. “Os estudantes representaram uma maturidade de compreensão política. O embate foi muito grande e isso demonstra como a eleição foi acirrada e o debate rico”, explica.
Durante o congresso, foram realizadas discussões sobre importantes temas como o Plano Nacional da Educação, o Pré-Sal e reforma política. Além disso, autoridades como o deputado estadual Volnei Morastoni do PT, membro da comissão de saúde da assembléia legislativa; o vereador Marcius Machado do PPS de Lages; Bernardo Joffily, representante do PCdoB; e membros da defensoria pública e da OAB estiveram presentes.
À frente da nova gestão, Derique ressaltou a importância de defender as bandeiras nacionais do movimento estudantil, 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-Sal para educação. Além disso, frisou que uma das bandeiras de luta da sua gestão será participar ativamente da regulamentação das 17 universidades comunitárias, que fazem parte do sistema ACAFE, do estado de Santa Catarina. Além disso, a gestão irá apoiar a luta dos professores do estado por aumento no piso salarial. “Estamos lutando junto com eles. Isso é fundamental”, disse.
Vander se demonstrou muito satisfeito com o congresso: “A minha perspectiva para a próxima gestão é de muita luta, unidade, conquistas e vitórias. Esse novo grupo reúne lideranças que tem um entendimento amplo sobre o movimento estudantil. Eu fico muito feliz em compartilhar as lutas da UCE com essa nova turma”, comemora.
No momento, a nova direção da UCE já se mobiliza para organizar o CONUNE, o 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes, que acontecerá de 13 a 17 de junho, em Goiânia. “Vamos mobilizar uma grande bancada de Santa Catarina. Esse é nossa prioridade no momento. Queremos levar mais de 200 delegados para o congresso”, afirmou Derique.
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário