segunda-feira, 20 de junho de 2011


Caruaru sedia 38º Congresso da UEP
 
Este encontro faz parte do processo preparatório para o Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) e tem servido para promoção de cursos e conferênciasPedro Augusto
Pela primeira vez em sua história, a Capital do Agreste está sediando o Congresso da UEP (União dos Estudantes de Pernambuco). Com o tema "Um novo Pernambuco, Uma nova Universidade", a abertura da 38ª edição do evento foi iniciada na manhã da última sexta-feira (17), no Campus Universitário da Asces, e contou com a presença de centenas de estudantes do Estado, bem como de diversos políticos pernambucanos. Entre eles, destaque para o senador Armando Monteiro Neto (PTB), o deputado federal Wolney Queiroz (PDT), a secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, e o prefeito de Caruaru, José Queiroz. O Congresso se estenderá até este domingo (19).
Este encontro faz parte do processo preparatório para o Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) e tem servido para promoção de cursos, conferências e plenárias. "O próprio tema do evento já ilustra a importância de discutirmos com os estudantes o futuro das universidades no Estado nesse novo momento em que atravessa o país. E nada melhor do que a participação dos alunos para tornarmos não só Pernambuco, mas também o Brasil cada vez mais sustentável. Sabedor do papel fundamental da educação nas vidas das pessoas, o governador Eduardo Campos tem se empenhado bastante, em parceria com o Governo Federal, na execução de projetos voltados para esta área, o que inclui também as universidades", destacou a secretária Raquel Lyra.
Além de debater várias questões relacionadas às políticas públicas do setor, o evento também discutirá, já neste sábado (18), a partir das 10h, o Plano Nacional de Educação. Este projeto de Lei, de nº 8035, tem como principal objetivo orientar toda a política educacional do país de 2011 até 2020, das creches ao ensino superior. Titular da Comissão de Educação e Cultural da Câmara Federal, o deputado Paulo Rubem (PDT) analisará, no congresso, o futuro deste plano.
"Queremos aprovar um PNE inclusivo, democrático com adequado sistema de gestão e financiamento progressivo até 2020. Por isso, fazemos questão de participar deste tipo de encontro, justamente para colhermos experiências e propostas interessantes", explica Rubem. O PNE visa, entre vários pontos, elevar o nível de escolaridade da população; proporcionar melhorias na qualidade do ensino em todos os níveis; reduzir as desigualdades sociais e regionais, como também democratizar a gestão do ensino público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário