quarta-feira, 22 de junho de 2011

Barulho pela democratização da banda largaPDFImprimirE-mail
Qua, 22/06/11 10h00
Tuitaço emplaca #minhainternetcaiu para denunciar possível favorecimento às teles no PNBL.
Durante a tarde da última terça-feira, 21, um movimento composto por diversas entidades da sociedade emplacou no Twitter a tag #minhainternetcaiu. Apesar de aparente bom humor, o protesto reivindica algo de extrema seriedade, que é a democratização da banda larga no país. O barulho teve como objetivo pressionar o ministro Paulo Bernardo para que o Plano Nacional de Banda Larga seja debatido publicamente e que o processo não favoreça empresas de telecomunicações privadas.
Segundo o movimento, o governo vem optando por um PNBL com metas modestas, além de descontinuar iniciativas como o Forum Brasil Conectado, que colhia as sugestões da população sobre o assunto. Há também a contestação do ofuscamento da Telebrás, que sofreu cortes de orçamento, bem como o caráter puramente mercadológico com que estão sendo conduzidas as decisões.
O manifesto do grupo ressalta ainda que a ampliação ao acesso à internet deve vir acompanhada pela gestão pública das redes, o incentivo à cultura digital livre, o estabelecimento de níveis de qualidade elevados para a prestação do serviço de banda larga e a efetiva participação da sociedade civil na inclusão digital. Para ficar por dentro de novas mobilizações e obter informações mais aprofundadas, a visita ao site daCampanha Banda Larga é indispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário