segunda-feira, 18 de abril de 2011

Senador afirma que Pernambuco forma menos médicos, hoje, do que formava nos anos oitenta


1- O senador Humberto Costa (PT), que é médico, finalmente chegou à conclusão de que é necessário abrir mais faculdades de medicina em Pernambuco a fim de dar conta da demanda. 
 
2- "Se não acompanharmos o desenvolvimento regional, vamos ter problemas logo adiante porque se gasta no mínimo seis anos para formar um profissional médico", disse ele, que é presidente da Subcomissão de Saúde do Senado.
 
3- Acrescentou que apesar das resistências de alguns é necessário quebrar o corporativismo que alimenta a reserva de mercado na área médica. 
 
4- "Quando fui ministro da Saúde, colocamos em debate o serviço civil obrigatório, como retribuição ao SUS por parte dos estudantes de graduação e de pós-graduação (No Japão funciona assim). Mas esbarramos na corporação médica, que resistiu, alegando que não poderíamos impor nada a ninguém”, acrescentou.
 
5- O senador afirmou também que em 1980 formavam-se por ano em Pernambuco 420 médicos e que a partir de 1983 esse número caiu drasticamente, por culpa do corporativismo.
 
6- "De 1983 para cá, Pernambuco deixou de formar 5.400 médicos e hoje, sem aumento de vagas ou de novas faculdades, para reduzir este déficit vamos gastar muito mais tempo”, disse o líder do PT no Senado.
 
7- Ele acrescentou que há muitas cidades no Brasil oferecendo salário de até R$ 20 mil para um profissional médico, mas ainda assim não conseguem contratar devido à escassez de mão de obra.
 
8 - Reconheceu ser necessário valorizar determinados segmentos médicos (referência à recente paralisação no IML) desde que essa discussão não se restrinja apenas à questão salarial.
 
9- E questionou a interrupção das atividades médicas em serviços essenciais (caso do IML, por exemplo).
 
10 - “A questão é ter compromisso ou não com a sociedade. O médico não pode ser igual a um comerciante que monta um negócio para ganhar dinheiro. Tem que ter compromisso social”, disse o senador pernambucano. 
 
É isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário