quinta-feira, 14 de abril de 2011

PT garante apoio ao plebiscito sobre a venda de armas no Brasil



O líder do PT no Senado,  Humberto Costa (PE), garantiu hoje que a bancada do seu partido vai se posicionar favoravelmente à realização de um plebiscito que irá consultar os eleitores sobre a proibição do comércio de armas de fogo e munições no Brasil.
 
"Nosso partido tem a cultura da paz e entende que enquanto houver a livre circulação de armas, não somente vamos ter a fonte de armamentos daqueles que infringem a lei, como também a maior fonte de armas para a violência habitual, cotidiana e interpessoal", disse o senador pernambucano.
 
Para ele, quanto mais rígidos forem os controles de produção e venda de armas de fogo, maior será a possibilidade de o País evitar situações como a ocorrida na semana passada numa escola pública de Realengo, no Rio de Janeiro, quando um ex-aluno abriu fogo contra estudantes, matando 12 e ferindo outras 18.
 
A proposta de realização de um plebiscito, que poderá ocorrer no primeiro domingo do mês de outubro, foi apresentada nesta terça-feira pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Com a pergunta aos eleitores "O comércio de arma de fogo e munições deve ser proibido no Brasil?", Sarney acredita que a partir do resultado será possível alterar o Estatuto do Desarmmamento, que permite a comercialização, resultado de um referendo ocorrido em 2005.
 
"Acho que realmente a população brasileira foi induzida a um erro, porque estamos verificando que a venda de armas no País de nenhum modo alcançou aquilo que julgavam, que era garantir a segurança do cidadão. Pelo contrário, tornou mais vulnerável o cidadão, porque cada um que tem arma passa a ser objetivo de procura de bandidos e infratores", disse o presidente do Senado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário