segunda-feira, 11 de abril de 2011

Propaganda enganosa do prefeito pode levar à perda de mandatos de deputados

O prefeito de São Bento do Una, Zé Mariano, vem lançando mão de todos os meios ilegais para confundir o eleitorado de São Bento do Una, tentando vender a falsa idéia de que o seu candidato a deputado federal – Bruno Araújo, da “Coligação Pernambuco pode Mais”, que apóia Jarbas Vasconcelos para o governo de Pernambuco, e José Serra para presidência da República, é da “Coligação Frente Popular de Pernambuco”, que apóia Eduardo Campos para Governador e Dilma para Presidente. 

Em São Bento do Una o dinheiro pode...
Desesperado pela iminente derrota do candidato Bruno Araújoa deputado federal, que precisaria obter em torno de 140 mil votos para garantir uma das quatro cadeiras que restaria à oposição, o prefeito de São Bento do Una – Zé Mariano, em mais um ato de total desequilíbrio emocional, manda veicular uma propaganda enganosa dando a conotação de que esse seu candidato faz parte da mesma coligação de Eduardo Campos, Lula e Dilma Roussef, o que é mentira, fato este já comunicado à Frente Popular de Pernambuco para as devidas providências.
Bruno Araújo ao lado de Miriam Lacerda, vice de Jarbas
Bruno Araújo ao lado de Jarbas Vasconcelos
O prefeito Zé Mariano é tido nos meios políticos de Pernambuco como um dos maiores adversários de Eduardo Campos e não perde oportunidades para alfinetar o Governo do Estado. O mais recente episódio aconteceu na cidade de Canhotinho, no dia 25 de julho último, quando ele integrava a comitiva de Jarbas Vasconcelos, Miriam Lacerda, Raul Jungmann e Bruno Araújo, e ali Zé Mariano fez um discurso raivoso, do qual oposicionistas ao prefeito de lá, destacaram os seguintes trechos:

de que o Agreste e o Sertão de Pernambuco, depois do governo de Jarbas, sofreram uma grande estagnação; de que é mentira essa história de que Pernambuco cresce mais do que o Brasil; de que Eduardo Campos não fez uma obra significativa no interior de Pernambuco; de que a única obra que Eduardo inaugurou em São Bento do Una foi uma escola que teve a construção iniciada na época em que você, Jarbas, era governador; de que a PE – 180 ficou desprezada pelo governo estadual e que não recebeu, sequer, uma pá de asfalto para sua recuperação; que agora, perto das eleições e para enganar os menos esclarecidos, Eduardo Campos mandou umas máquinas para São Bento do Una, dizendo que vai recuperar a PE – 180 e que vai fazer a construção da PE – 193, que liga São Bento a Capoeiras”.

Prefeito padre Aldo, Bruno Araújo e Jarbas Vasconcelos
evento realizado em Canhotinho, em 25 de julho último.

 Você, Jarbas Vasconcelos, como Governador de Pernambuco, fez muito mais por São Bento do Una, e eu e Zé Almeida, o meu vice, vamos dar a carga total e vamos mostrar que em São Bento do Una o majoritário é você. Você, Jarbas, pode até perder a eleição, mas mostro a você que em São Bento você será o grande vencedor.


Evidente que um político desses, que bate fortemente no Governador Eduardo Campos, não pode se dar ao luxo de dizer que faz parte da mesma coligação do governador nem da candidata Dilma.


Ele, o prefeito de São Bento do Una, é filiado ao PMDB de Jarbas Vasconcelos, que se rebelou contra o PMDB nacional.

Em Pernambuco o PMDB está coligado com os partidos PSDB, DEM, PPS, e PMN, formando a “Coligação Pernambuco pode Mais”, que tem como candidato a Governador o senhor Jarbas Vasconcelos.


O candidato Bruno Araújo é filiado ao PSDB, mesmo partido de Serra, e que junto com os partidos DEM, PTB, PPS, PMN e PT do B, formam a Coligação “O Brasil pode Mais”. 

Candidatos de coligações diferentes, sob a mesma coligação majoritária, podem fazer propagandas juntos, sem problema. Isto beneficia a democracia.

Já propagandas conjuntas feitas por candidatos de partidos ou coligações diferentes, as chamadas "dobradas de fora", que não fazem parte da coligação majoritária, violam os preceitos e princípios da verticalização e expõe os candidatos envolvidos a um sério risco de, se eleitos, perderem os seus mandatos.
A turma derrotada de Padre Aldo:
Bruno, Miriam, Jungmann e Jarbas
No caso específico de São Bento do Una, o candidato a deputado estadual que o prefeito apóia – Marco Antônio, é filiado ao PTB, que integra a Coligação Frente Popular de Pernambuco composta pelos partidos PSB, PT, PDT, PTB, PCdoB, PP, PR, PRB, PRP, PTC, PSL, PHS, PSDC, PTdoB e PSC. Já o candidato a deputado federal – Bruno Araújo, é filiado ao PSDB, portanto, estão formando uma “dobrada fora”, já que são candidatos de coligações diferentes, as quais têm candidatos majoritários próprios, o que não é permitido pela legislação em vigor. 
Helicóptero da Turma de Padre Aldo, Bruno Araújo e Jarbas Vasconcelos.
Cabe aos partidos políticos dos envolvidos e, principalmente, aos suplentes desses candidatos, buscarem na Justiça Eleitoral o direito de ser empossados no lugar dos que cometeram a falsificação ideológico-eleitoral, caso sejam eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário