segunda-feira, 4 de abril de 2011

1964: Relembrar é resistir

Nesta data, 31 de março de 2011, o Estudantenet relembra os principais momentos do movimento estudantil, 47 anos depois do estado de exceção vivido pelo Brasil através da instauração do regime militar
31 de março de 2011. Neste dia, o golpe militar que derrubou João Goulart e resultou em uma ditadura militar que se estendeu por duas décadas completa 47 anos. Tropas do Exército, em Minas Gerais e São Paulo, deflagraram o movimento que levou o então presidente a deixar o país e conduziram Carlos Castelo Branco ao comando. Quando se aproxima à data, muitos movimentos sociais lembram com pesar este capítulo da história brasileira.
Este ano, no entanto, o assunto trouxe à tona polêmicas consideráveis. Sem referência direta à decisão do Exército de retirar a "comemoração" de 1964 de seu calendário oficial, clubes militares, no dia 24 de março, emitiram nota saudando o golpe que apeou Jango do poder. Jair Bolsonaro (PP-RJ), deputado federal, em uma entrevista recente, também avaliou que seus "gurus" na política são todos os presidentes da Ditadura Militar e defendeu a vitalidade do regime. Para esses, os anos de chumbo, que se configuraram em supressão de direitos e garantias fundamentais, cassação de mandatos, torturas, prisão arbitrarias, desaparecimentos e mortes mereceriam o perdão da história. Contudo, todos esses atos devem, ao contrário, ser revistos e analisados com frieza e crítica para nunca mais se repetirem.
O regime militar, que se estendeu oficialmente até 1985, com a posse de Tancredo Neves em uma eleição indireta no Congresso Nacional, exilou os principais líderes da oposição e diversos artistas populares; aposentou professores de universidades; torturou e matou presos políticos; fechou sindicatos e perseguiu os movimentos estudantis. A resistência a esses feitos reuniu brasileiros com origens e histórias de vidas bastante distintas, mas que compartilharam ideias e tinham em comum um projeto de nação inviabilizado com a democracia interrompida.
Os anos obscuros começam: sede da UNE em chamasO período que antecedeu o golpe foi conhecido como um grande momento de efervescência política e cultural dosestudantes. Estavam em voga as reformas de base proposta por João Goulart, o primeiro presidente a visitar a sede da UNE. Ferreira Gullar, Vinicius de Morais, entre tantos outros, agitavam o cenário cultural com as produções do Centro Popular de Cultura (CPC).
Mas toda essa esperança traduzida nas músicas, festivais, teatro e poesia foi soterrada por um golpe militar. Uma entidade como a UNE, cuja existência estava intrinsecamente ligada à luta pela democracia, sofria com a incompatibilidade de gênios. Tanto que, iniciado o golpe, uma das primeiras atitudes foi incendiar a sede da UNE, revelando a arbitrariedade que tomaria conta do Brasil. Anos depois, já na década de 80, no apagar das luzes do regime, o antigo prédio foi demolido pelo Governo.
O escritor Arthur Poerner, talvez o maior conhecedor da história do movimento estudantil brasileiro, contou para o Estudantenet o momento que avistou o prédio em chamas. Na época, Poerner era redator do diário “Correio da Manhã” que, no dia 31 de março, ainda não sabia qual seria o rumo do Brasil e das notícias. Na manhã no dia 1º de abril, coincidentemente o dia da mentira, deparou-se com a contraposição de imagens. "Saí de Copacabana e estava me dirigindo à redação. Os prédios luxuosos comemoravam o golpe, havia flores e velas. No caminho, em contrapartida, passei pelo prédio da UNE, em chamas. Foi um panorama lamentável", afirmou.
No livro "Memórias Estudantis", de Maria Paula Araujo, o então presidente da UNE, José Serra, relembra toda situação. "Foi muito difícil, porque uma coisa é você prever, fazer a análise: dois e dois são quatro. Outra coisa é você viver aquilo, você tem de alargar o corpo, não é achar que no fundo aquilo não vai acontecer. Quando aconteceu, parecia um pesadelo, na primeira noite que eu dormi, quando eu acordei, juro, eu pensei que tivesse sonhado! Não aconteceu, não aconteceu foi um sonho ruim... nunca tive essa sensação na vida tão forte quanto nesse caso."
A primeira mulher diretora da UNE, Maria de Nazaré Pedrosa, também recorda o momento no livro: "Aí quando eu olhei estava começando a entrar em chamas a Praia do Flamengo 132. O MAC, os grandes cabeças da reação, do que havia de mais reacionário no Brasil, tinham tanto ódio daquela célula ali, o que representava aquele prédio."
Edson Luiz e o difícil 1968As passeatas e organizações estudantis se tornaram ainda mais reprimidas e os estudantes, assim como artistas eintelectuais de esquerda, sentiram-se motivados a agir contra a opressão e violência. Em 1968, a primeira grande manifestação foi em decorrência da morte do estudante Edson Luís no restaurante Calabouço pelos militares. Seu corpo foi velado durante toda a madrugada, recebendo personalidades políticas e populares da época, e o cortejo até o cemitério São João Batista reuniu milhares de pessoas, sendo comparável com o cortejo de Getúlio Vargas. Mais tarde, esta pauta desencadeou outras jornadas e derivou a Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro, cuja mobilização resultou em ameaça ao regime, que respondeu com o acirramento da repressão materializado no Ato Institucional n. 5. (AI-5)
Também neste ano, os estudantes foram definitivamente reprimidos no 30º Congresso da UNE, marcado para ocorrer em Ibiúna, São Paulo.  Policiais e membros do DOPS fortemente armados entraram sem dó, dando tiros para o alto. Todos presos, inclusive o presidente da UNE, Luis Travassos. Aquele congresso seria marcado por uma forte disputa entre o ex-deputado federal José Dirceu, que era ligado ao grupo que defendia a luta armada, e o estudante Jean Marc Von Der Weid, da Ação Popular (AP), indicado por Travassos. Com a prisão de todos, a eleição acabou não acontecendo, mas o Congresso, que para eleger o presidente ocorre posteriormente através de Congressos estaduais entre novembro de 1968 e abril de 69, empossando Jean Marc, se desenrola no presídio, após o episódio de Ibiúna.
Relembrar é resistirApós 1968, uma série de outros fatos marcaram o percurso da ditadura no Brasil.  Honestino Guimarães, estudante e ex-presidente da UNE, desaparecido em 1973, também teve sua história registrada nos anos de chumbo. Foi ele quem segurou a entidade no período mais difícil do regime de exceção, após a instauração do AI-5. A sua representativida é tão grande que a UNE inaugurou recentemente um painel de 18 metros de comprimento e 6 de altura, montado em frente à sede,monde se impõe uma foto deste grande lider estudantil. A invasão da PUC em 1977, que reunia estudantes para o III Encontro Nacional dos Estudantes (ENE), cujo objetivo era tentar reorganizar a UNE, também foi outro terrível acontecimento.
A volta da UNE como entidade legal só aconteceu em 29 de maio 1979, em Salvador (BA). As lutas já haviam sido retomadas em 1975, ano em que houve greves em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Brasília, encontros de estudantes e reconstrução dos diretórios centrais de estudantes (DCE's) em todo o país.
Dez mil pessoas marcaram presença no Congresso de Reconstrução da UNE, no Centro de Convenções, gritando "a UNE somos nós, nossa força e nossa voz". Estava novamente de pé a entidade. Durante o congresso foram lidas moções enviadas por entidades, sindicatos, organizações populares e por vários presos políticos que ainda pagavam pena por terem defendido liberdade, democracia e melhores dias para o povo brasileiro.
A seguir, grandiosas lutas se travaram e milhares de pessoas foram às ruas junto com o povo exigir Anistia Ampla Geral e Irrestrita, embalados pelo Hino composto por Aldir Blanc e João Bosco que cantava "Meu Brasil, que sonha com a volta do irmão do Henfil, de tanta gente que partiu...sob o choro de marias e clarisses". Conquistada a Anistia, continuaram  nas ruas reivindicando Eleições Diretas (Diretas Já!) e Assembléia Constituinte. Foi um período memorável imortalizado na voz de Milton Nascimento, que festejou: "Renova-se a Esperança, nova aurora a cada dia, e há que se cuidar do broto pra que a vida nos dê flor e fruto."
Por isso, a UNE defende hoje o trabalho da Comissão da Anistia, do Ministério da Justiça, que tem descortinado um passado ainda obscuro de nossa história e avançado nas políticas de reparação às vítimas. O Movimento Estudantil lutou intensamente durante o regime militar, e contabiliza inúmeras vítimas.
Vale ressaltar que a entidade só conseguiu recuperar sua casa no dia 1º de fevereiro de 2007, após manifestação histórica pelas ruas da capital carioca, quando milhares de jovens de todas as regiões do país chegaram ao local, derrubaram o portão e armaram um acampamento por alguns meses. O acampamento recebeu a visita de personalidades da política, cultura e outros conhecidos e anônimos que declararam apoio à campanha “UNE de volta para casa”. Posteriormente, os estudantes conseguiram reaver a posse do terreno na justiça e depois a aprovação do projeto de lei que responsabiliza o Estado pela reconstituição da sua sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário